O que é proporção áurea?

O que é proporção áurea?

A proporção áurea é a razão que melhor representa a proporção entre dois elementos ou duas medidas. Resume-se na busca incansável pela constante da harmonia e da beleza.

Somos apaixonados por proporção áurea e seus preceitos; esse conceito matemático foi inicialmente o que nos inspirou a criar uma agência de design de marcas, e, por conta disso, utilizamos o número de ouro na maioria de nossos projetos.

“...não há beleza e deleite sem proporção, e a proporção encontra-se em primeiro lugar nos números.” BONA VENTURA SÉCULO XIII

1. Como funciona a proporção áurea?

Faremos uma introdução rápida e de maneira fácil de entender, é o seguinte:

Suponha que eu tenha duas linhas, A e B, e crio uma terceira linha, C, que é do mesmo tamanho que as linhas A e B juntas.

O que é proporção áurea

Se eu dividirmos A por B, temos um valor X, correto?

Se dividirmos C por – que é a maior linha depois de C, e eu também tiver X como resultado, isso significa que essa linha, A-B, está cortada na razão áurea. Isso significa que X sempre será igual ou muito próximo de 1,618, que é o número que representa a proporção áurea e também é conhecido como Phi.

O que é proporção áurea

E se por acaso minha linha A virar um quadrado, e minha linha B virar um retângulo, eu tenho um retângulo C, também conhecido como retângulo áureo.

O que é proporção áurea

Só para constar, o retângulo B também é um retângulo áureo. Uma das razões pelas quais este número é tão interessante.

Tão interessante que esse número vem sendo explorado para tentar explicar a origem do universo, da natureza e até mesmo do homem.

E talvez por ele ter esse apelo quase sobrenatural, ele venha sendo associado também ao conceito de beleza.

2. Exemplos de proporção áurea

Está presente na arte, no design, em elementos da natureza e até no corpo humano!

Veja alguns exemplos:

2. Marcas famosas

Veja alguns exemplos de marcas famosas que usam proporção áurea:

3. Origem

Existem muitas teorias possíveis sobre quando o ser humano começou a usar a proporção áurea. Acredita-se que provavelmente o homem empregou o conceito quando projetou o Parthenon ou templo da deusa Athena, no século 5 a.C. Platão escreveu sobre o Phi, e Euclides foi o primeiro a descrevê-la em sua obra “Os Elementos”, há 2,3 mil anos.

Parthenon

O Parthenon, foi construído pelo arquiteto e escultor Fídias, é um dos mais famosos exemplos de construções feitas sob a regra do retângulo áureo. O retângulo áureo dá um aspecto harmonioso para a fachada do Parthenon conferindo-lhe uma bela simetria, com, por exemplo, sua proporção das colunas e os espaçamentos entre elas.

Vídeos sobre proporção áurea

Fale com a Oneck

Envie uma mensagem via formulário ou clique no botão do WhatsApp para conversar com nossos especialistas.
Image
Por favor preencha todos os campos
Por favor preencha todos os campos

Posts relacionados

Por que é importante incluir uma história à sua marca?

Por que é importante incluir uma história à sua marca?

Evolução de Marca - Apple

Evolução de Marca - Apple